O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Authors

  • Joice Alvares Ribeiro
  • Daniele Santana de Melo

Keywords:

Aprendizagem, Ensino, Ludicidade, TDAH

Abstract

O presente estudo aborda a ludicidade no processo ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo geral é conhecer as dificuldades enfrentadas pelo aprendiz, apresentando a ludicidade como uma prática pedagógica viável no processo ensino aprendizagem. Os objetivos específicos são descrever o transtorno e os desafios de aprendizagem que o educando encontra ao adentrar na sala de aula, identificar quais os recursos existentes no âmbito escolar utilizados pelos docentes e verificar as contribuições dos recursos lúdicos no contexto pedagógico. Desta forma, o percurso metodológico foi fundamentado em uma abordagem qualitativa, através de um Estudo de Caso desenvolvido no Colégio Antônio Carlos Magalhães, no município de Itapicuru-BA. Considera-se que a ludicidade é uma estratégia didática que favorece o processo ensino aprendizagem para o estudante com disfunção, tornando-se necessária na prática pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-10-24

How to Cite

Ribeiro, J. A., & Melo, D. S. de. (2018). O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8763

Issue

Section

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade