NÚMEROS BINÁRIOS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Authors

  • Herman do Lago Mendes Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Keywords:

Números Binários. Praxeologia. Livros Didáticos de Matemática. Ensino Fundamental.

Abstract

Objetiva-se analisar as organizações praxeológicas matemática e didática referentes ao estudo de números binários em uma coleção de livros didáticos de matemática do Brasil do Ensino Fundamental [12 a 16 anos] avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014). Primeiro se faz uma análise praxeológica matemática, em seguida se faz uma análise praxeológica didática. Praxeologia é utilizada como elemento teórico da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e também como ferramenta de análise. Identifica-se um tipo de tarefa, duas técnicas, nenhuma tecnologia e nenhuma teoria. Conclui-se que a coleção analisada é caracterizada como uma praxeologia pontual. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Herman do Lago Mendes, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.

Published

2018-10-24

How to Cite

Mendes, H. do L. (2018). NÚMEROS BINÁRIOS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8638

Issue

Section

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas