Os CAMINHOS EDUCACIONAIS DE LÍGIA PINA
ARTE, TEATRO E POESIA DA EDUCADORA SERGIPANA
Abstract
Este artigo tem como função apresentar a educadora sergipana Maria Lígia Madureira Pina (1925-2014), objetivando classificá-la como professora intelectual. Utilizaremos da metodologia bibliográfica tendo como fontes fotos e poemas da professora, compreendendo o momento histórico em que ela viveu. Além disso, analisaremos as imagens escolhidas com base no image watching (Amorim; Kress, 2020), que consiste em sete etapas. A profa. Lígia também foi responsável pela criação de peças de teatro que contextualizavam o conteúdo que era ensinado aos seus alunos, para isso, utilizaremos Freire (2015) buscando entender como as peças auxiliam no processo de autonomia do educador e educando. Finalizamos a escrita do artigo, classificando a professora Lígia como professora intelectual com base em Giroux (1997).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.