SAÚDE MENTAL DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Authors

Keywords:

Pandemia, Professores, Saúde Mental.

Abstract

O artigo apresentado é resultado de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no mestrado em Educação da Universidade Tiradentes, cujo objetivo é discutir sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos professores brasileiros. O estudo resultou de uma pesquisa bibliográfica com realce para trabalhos teoricamente referenciados por autores da educação e psicologia, destacando produções científicas publicadas entre 2020 e 2021 utilizando os seguintes descritores: “Professores”; “Pandemia”; “Saúde Mental”. As análises da literatura nos possibilitaram aprimorar o olhar acerca da práxis docente, e uma reflexão sobre a saúde mental do professor em tempos de pandemia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Erik Cunha de Oliveira, Universidade Tiradentes (UNIT).

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT); Bolsista CAPES; Grupo de Estudos e Pesquisas Colonização, Cultura e Educação (GEPCE).

Vera Maria dos Santos, Universidade Tiradentes (UNIT).

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT); Grupo de Estudos e Pesquisas Colonização, Cultura e Educação (GEPCE).

References

AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro, 4 ed., 2013. https://taymarillack.files.wordpress.com/2017/09/212474750-amarante-p-saude-mental-e-atencao-psicossocial.pdf

BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; NEVES, Inajara de Salles Viana. Trabalho docente em tempos de COVID-19: EaD e Educação Remota Emergencial. Educação, Ciência e Cultura, 25(3), 19-33, 2020. https://10.18316/recc.v25i3.7382

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE nº 05/20, de 28 de abril de 2020. 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/legislacao/parecer-cne-cp-no-5-2020/.

BROOKS, Samantha; WEBSTER, Rebecca; SMITH, Louise; WOODLAND, Lisa. O impacto psicológico da quarentena e como reduzi-lo: revisão rápida das evidências. The Lancet, v. 395, p. 912-920. 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

CARVALHO, Poliana Moreira de Medeiros; MOREIRA, Marcial Moreno; OLIVEIRA, Matheus Nogueira Arcanjo de; LANDIM, José Marcondes Macedo; NETO, Modesto Leite Rolim. O impacto psiquiátrico do novo surto de coronavírus. Psychiatry Research, 286, 112902. 2020. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112902

DANIEL, Sir John. Education and the COVID-19 pandemic. PROSPECTS, 2020. http://link.springer.com/10.1007/s11125-020-09464-3

ESTEVE, José Manuel. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC. 1999.

FILHO,Naomar de Almeida; COELHO, Maria Thereza Ávila; PERES,Maria Fernanda Peres. O conceito de saúde mental. Revista USP, 43, p. 100-125, 1999. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i43p100-125

GAINO, Loraine Vivian; SOUZA, Jacqueline de; CIRINEU, Cleber Tiago; TULIMOSKY, Talissa Daniele. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Droga. Ribeirão Preto, vol.14, n. 2, 2018. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.149449

MORENO-CORREA, Sandra-Milena. La innovación educativa em los tempos del Coronavirus. Salutem Scientia Spiritus, 6 (1): 14-26, 2020. https://revistas.javerianacali.edu.co/index.php/salutemscientiaspiritus/article/view/2290/2863

NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do; SOUZA, Jayana Milhomem de; MILHOMEM, Maria Santana Ferreira dos Santos; MACEDO, Maria de Lourdes Leôncio. Psicologia e educação na promoção de bemestar psicossocial em tempos de pandemia: Relato de uma prática de extensão universitária. Diálogos em Extensão, Capim Dourado, 3(2), 47-69, 2020. https://10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p47

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Relatório sobre a saúde no mundo - Saúde mental: nova concepção, nova esperança. Biblioteca da OMS, Geneva, 2001.

PACHIEGA, Michel Douglas; MILANI, Débora Raquel da Costa. Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 220-234, set./dez. 2020. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18323

PONTES, Fernanda Rodrigues; ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, Pelotas, v.18, 2020. https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.278-300.1923

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID 19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 15, 2020. https://10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094

SILVA, Andrey Ferreira; ESTRELA, Fernanda Matheus; LIMA, Nayara Silva; ABREU, Carlos Tibúrcio de Araújo. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300216

SILVA, Regina Célia Ribeiro da; NASCIMENTO, Dandara Lorrayne do. Trabalho docente na rede municipal de São Paulo no contexto da pandemia de Covid-19. Educação Pública, v. 20, n. 32., ago. 2020. https://doi.org/10.18264/REP

SOUZA, Katia Reis de; SANTOS, Gideon Borges dos; RODRIGUES, Andréa Maria dos Santos; FELIX, Eliana Guimarães;GUILHERMINA, Luciana Gomes; ROCHA, Luiza da; CONCEIÇÃO, Rosilene do Carmo Macedo; ROCHA, Fábio Silva da; PEIXOTO, Rosaldo Bezerra. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trab. educ. saúde vol.19, Rio de Janeiro. 2021. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309

Published

2021-11-25

How to Cite

de Oliveira, E. C., & Santos, V. M. dos. (2021). SAÚDE MENTAL DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15364

Issue

Section

GT11 - Educação e Psicologia