FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

Authors

  • Eduardo Soares da Costa Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ
  • Marcos Vinicius Reis Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Keywords:

Formação de Professores, Currículo, Sociedade

Abstract

Este artigo buscou refletir sobre a formação inicial docente a partir de inquietações suscitadas enquanto estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia que vivenciaram a dialética entre teoria e prática, através de experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola e junto aos debates teóricos-reflexivos nas aulas das disciplinas universitárias. Procurou investigar a formação do professor como agente reprodutor das expectativas das classes dominantes, tal como do mercado capitalista hegemônico. Tomou como aporte teórico-metodológico pressupostos da pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se especialmente dos estudos de Bourdieu. Conclui-se que para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico que fomenta a prática subsumida da violência simbólica precisamos pensar o currículo como espaço de luta de classes, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.

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Author Biographies

Eduardo Soares da Costa, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ

Graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC)

Marcos Vinicius Reis Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Educação pelo PPGEdu (UERJ), especialista em EJA (IFRJ) e em Ciências Sociais (Colégio Pedro II), Licenciado em Pedagogia (ISERJ), membro dos grupos de pesquisa PPEJAT/UERJ (CNPQ) e EJA-CONSUPRA/IFRJ (CNPQ).

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Published

2021-11-25

How to Cite

da Costa, E. S., & Fernandes, M. V. R. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14911

Issue

Section

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)