A EVOLUÇÃO DOS TIPOS DE LEITORES E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO

Autores

  • Maria Amélia Silva Santos UNIT- Universidade Tiradentes
  • Ada Augusta Celestino Bezerra
  • Elaine Cristina dos Santos

Palavras-chave:

Leituras, Senso crítico, Tipos de leitores

Resumo

O artigo a seguir apresenta quatro tipos de leitores: é o leitor contemplativo, o movente, o imersivo e o ubíquo, o que nos leva a pensar quais são as diferenças de cada um, as respectivas definições e como esses saberes podem contribuir para o enriquecimento de aprendizagens relacionadas à leitura. A metodologia utilizada no estudo foi à pesquisa descritiva com uso do procedimento de levantamento bibliográfico. Como marco teórico dialogamos com Santaella (2013), Chartier (1997), Charmeux (2000), entre outros. O presente trabalho traz em destaque a relevância da percepção do professor em distinguir quais tipos de leitura que seu aluno domina ou se identifica, e, a partir desta constatação, valorizá-la no seu fazer pedagógico e ainda auxiliá-lo a experimentar outros gêneros de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLIEND, F e CONDEMARIN. M. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Trad. de Ernani Rosa. 8. de. Porto Alegre: Artmed. 2005.

BIGNOTTO. Celza Carlos. O computador e a leitura “natural”. In: Leitura: Teoria & Pratica. Associação de Leitura do Brasil – nº 32. Dez. (1998) – Campinas. SP: Porto Alegre: Mercado Aberto. 1998.

CHARMEUX: E. Aprender a ler. Vencendo fracasso. Trad. deMaria José do Amaral Ferreira. 5. ed. São Paulo: Cortez. 2000.

CHARTIER,Roger(1997).Aaventuradolivro:doleitoraonavegador.SãoPaulo: EditoraUNESP/ImprensaOficialdoEstado,1999.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação Ubíqua: Repercussão na cultura e na educação. Editora Paulus. São Paulo, 2013. (Coleção Comunicação).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, M. A. S., Bezerra, A. A. C., & Santos, E. C. dos. (2018). A EVOLUÇÃO DOS TIPOS DE LEITORES E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9204

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias