O TREM DAS PROFESSORAS: REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES NARRATIVAS DAS PROFESSORAS PRESENTES EM MÚSICAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Profissão Professora, Música Brasileira, MulherResumo
Neste paper tive o objetivo de exercitar uma rápida análise das relações entre narrativas ficcionais a respeito das personagens da professora e da normalista idealizadas em músicas nacionais com contextos histórico-sociais da educação brasileira. As músicas foram selecionadas sob o critério da existência representações do “papel” social da mulher na profissão docente. A delimitação temporal é 1750 até 1942. Também levei em consideração alguns textos acadêmico/científicos que já se dispuseram a tratar da mulher como sujeito/objeto da nossa história. Esses textos suportam teoricamente o objeto desse exercício: Sambas e chorinhos boêmios. Nesse texto, além de levantar questionamentos a respeito do “ideal de mulher” dos períodos históricos brasileiros, eu brinco e me divirto ao mesmo tempo que faço saber o leitor sobre as sátiras e ironias levantadas pelos vários “eus” líricos das poesias narradas nessas músicas de outrora. Notei que, apesar de muitas dessas músicas serem consideradas sexistas hoje, faziam parte de um “sonho helênico” do tempo de seus criadores.
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