O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA CONFLUÊNCIA ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Palavras-chave:
Espaço Geográfico, Ideologia, Ensino-AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a discussão sobre o conceito Espaço Geográfico no livro didático. A escolha deste material justifica-se mediante sua ampla utilização na Educação Básica, sendo por isso utilizado como veículo para a propagação de informações e ideologias que podem contribuir para a compreensão/ocultamento do real. Para a operacionalização da pesquisa foram realizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, direcionada a leitura e análise reflexiva de artigos, livros, dissertações e teses que abordam a temática em tela e a pesquisa documental que compreendeu a análise do livro didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Diante disso, constatou-se que o material didático tem se apoiado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, seguindo uma tendência de compreensão do Espaço Geográfico a partir do espaço vivido do aluno, mas sem buscar compreender as contradições da realidade em sua totalidade.
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