AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO BAIRRO JABOTIANA EM ARACAJU SERGIPE

Autores

  • Claudionete Candia Araujo SEED - SE
  • SÍLVIA NASCIMENTO GÓIS SEED-SE
  • MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Aluno. Aula de campo. Escola. Interdisciplinaridade.

Resumo

Esse artigo visa dialogar acerca das práticas interdisciplinares sobre os problemas socioambientais no bairro Jabotiana, em Aracaju, envolvendo alunos do ensino médio do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral. Foram realizadas etapas como: planejamento das atividades; levantamento bibliográfico; conhecimento prévio do entorno da escola; definição de regras e solicitação de autorização dos pais dos alunos; aula regular e de campo (interdisciplinar); diálogos e debates acerca da aula de campo; e, avaliação das práticas a partir de roda de conversa entre alunos, moradores e professores. As atividades ocorreram através de aulas integradas das Disciplinas de Geografia e Biologia sobre a “Interferência da ação do homem sob a natureza” priorizando o estudo in loco no bairro Jabotiana com alunos do ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série) e moradores do bairro. A atividade oportunizou a troca de saberes e a construção do conhecimento a partir dos problemas socioambientais que interferem no cotidiano dos envolvidos. 

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Referências

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Araujo, C. C., GÓIS, S. N., & DA SILVA, M. D. S. F. (2018). AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO BAIRRO JABOTIANA EM ARACAJU SERGIPE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9127

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)