JUVENTUDES RURAIS DE RORAIMA: Processos de construção identitária.

Autores

  • Adeline Araújo Carneiro Farias Instituto Federal de Roraima
  • Jocelaine Oliveira dos Santos Instituto Federal de Sergipe
  • Daygles Maria de Souza Lima Instituto Federal de Roraima

Palavras-chave:

Educação rural, Juventudes, Identidades, Tensão rural-urbano

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise procedente de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os significados que os jovens rurais que vivem em Roraima, atribuem a ser jovem, analisando como a tensão rural-urbano interfere no processo identitário. Para tanto, realizamos as técnicas de grupos focais e entrevistas individuais junto a oitenta e seis jovens rurais, matriculados em cursos ofertados em quatro Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática, considerado como marcadores de diferenciação duas faixas etárias das juventudes. Identificamos que as percepções e significados que os jovens rurais conferem ao rural, impactam em seus processos identitários, visto que tal construção opera por meio da contingência e diferenciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adeline Araújo Carneiro Farias, Instituto Federal de Roraima

Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS, Mestre em Ciências pela UFRRJ, Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Roraima - CEFET/RR (2008), Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2003), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1996) com habilitação em Pesquisa. Professora do Instituto Federal de Roraima-IFRR lotada no Campus Boa Vista, atuando nas modalidade de Educação presencial, EJA e EaD. Com experiências nos níveis de ensino Formação Inicial e Continuada-FIC, Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Graduação e Pós-graduação. Responsável por componentes curriculares nas áreas das Ciências Humanas, tais como, Sociologia, Ética, Cidadania e Responsabilidade Social, Direitos Humanos, Educação e Diversidade, Fundamentos sócio-filosóficos da Educação Brasileira, Sociologia da Educação, Políticas de Educação Brasileira, Bases metodológicas e legais do PROEJA, Didática aplicada ao PROEJA, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, Projeto Político Pedagógico: construção e gestão, Orientação de TCC, Metodologia de Trabalho Científico. Experiência na gestão e educação de políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica. Orientadora de Projetos de Pesquisa, de conclusão de cursos (TCC) e de Extensão.

Jocelaine Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

Doutorado em Ciências Sociais pela UNISINOS na área de Concentração Políticas e Práticas Sociais, linha de pesquisa Identidade e Sociabilidade. Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe na área de concentração Estudos da Linguagem e Ensino, linha de pesquisa Teorias do Texto - UFS. Pós-graduação em Teorias do Texto pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduação em Letras Português pela Universidade Tiradentes - UNIT. Professora com ampla experiência em Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação. Elaborou material didático para cursos a distância no IFRR, onde também atuou como professora formadora da UAB e PARFOR, e coordenadora da UAB em 2012/2013. Coordenou a Pós-Graduação do IFRR- Campus Boa Vista e atuou como coordenadora local do Mestrado em Educação Agrícola da UFRRJ em 2016/2017. Atualmente é professora de Letras do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima/ IFRR - Campus Boa Vista Centro e responde pela Coordenação Institucional do LIFE/ CAPES. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Sociedade, Educação e Contemporaneidades (IFRR). Áreas de atuação e pesquisa: Formação de professores, identidade e sociabilidade docente, Educação Profissional, Educação a Distância; Profissão Docente, Interculturalidade e Educação.

Daygles Maria de Souza Lima, Instituto Federal de Roraima

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS (2012), Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos/ Cuba (2001) - com título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Teoria e Prática Pedagógica no Ensino Técnico e Tecnológico, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica /MG (1998), Cursou Aperfeiçoamento na Construção do Conhecimento e da Pesquisa - Centro de Ciências de Roraima (1999), Cursou Aperfeiçoamento em Formação Empreendedora em Educação Profissional. - Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em em Licenciatura Plena em História - Universidade Federal de Roraima (1993). De 2005 à Agosto de 2008 exerceu, respectivamente os cargos de Coordenadora de Núcleo de Pesquisa do CEFET-RR, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Ensino - NUDES-PESQUISA - na Rede Norte e Nordeste de Educação Profissional, Gerente da Gerência de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-RR e Diretora de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-RR. De 2009 a 2012 exerceu o Cargo de Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica no IFRR. Atualmente leciona na Graduação e Pós-graduação com disciplinas ligadas ao desenvolvimento de Pesquisa e Trabalhos Científicos (MA, MTC, MPC, MC, TETA, TCCI e TCCII) e a Educação (Metodologia do Ensino Superior e Estágio Supervisionado). Tem experiência de gestão na área de Educação, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Farias, A. A. C., Santos, J. O. dos, & Lima, D. M. de S. (2018). JUVENTUDES RURAIS DE RORAIMA: Processos de construção identitária. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9080

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo