EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO E A EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Jully Anny Barrozo Oliveira Universidade Tiradentes (UNIT)
  • Acácia Gardênia Santos Lelis Universidade Tiradentes (UNIT)

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação, Gênero, Sexualidade, Diversidade, Cidadania

Resumo

O presente estudo visa analisar a legitimidade da promoção de uma educação que vise o respeito entre os gêneros e as sexualidades, pelo sistema regular de ensino, com fundamento na legislação vigente - que atribui à escola a responsabilidade por uma educação cidadã, inclusiva e plural. A discussão que envolve estudiosos de gênero, pedagogos, juristas, políticos e a sociedade em geral tem se mostrado uma preocupação hodierna, merecedora de aprofundamento dos estudos. Por essa razão, o presente trabalho, busca analisar o ambiente escolar, em todas as suas perspectivas, que permitam identificar em que medida a ausência de conhecimento sobre gênero e sexualidade atende aos princípios orientadores da educação nacional. Para tanto, é utilizado o método indutivo-dialético de abordagem, para melhor compreensão do fenômeno.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Oliveira, J. A. B., & Santos Lelis, A. G. (2018). EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO E A EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9065

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade