GÊNERO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: TEMAS NECESSÁRIOS PARA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Lucyana Sobral de Souza IFPB/UFRN
  • Marcos Paulo de Oliveira Sobral UFAL

Palavras-chave:

Gênero, Diversidade, Inclusão

Resumo

Este artigo discute a tríade de gênero, diversidade e inclusão e os embricamentos para os currículos e a formação de professores. Neste sentido, objetivou, compreender e analisar como as questões inerentes a diversidade/alteridade (gênero, etnia, multiculturalismo e raça) vem sendo abordadas nos cursos de formação de professores na Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão. Trata-se um estudo de caso, qualiquantitativo, como instrumento de coleta de dados foi usado o questionário, os dados coletados apontam a necessidade de que os cursos de licenciatura oportunizem à reflexão, debate e tomada de consciência sobre as diversidades, as potências de vida, de identidades e de subjetividades que estão se consolidando em nossa sociedade e que se tenha espaço, visibilidade e lugar no currículo da formação de professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucyana Sobral de Souza, IFPB/UFRN

Mestre em Educação (UFS), Doutoranda em Educação (UFRN) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Marcos Paulo de Oliveira Sobral, UFAL

Mestre em Educação (UFS), Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Souza, L. S. de, & Sobral, M. P. de O. (2018). GÊNERO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: TEMAS NECESSÁRIOS PARA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9058

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade