INSTITUTO PEDAGÓGICO DE APOIO À EDUCAÇÃO DO SURDO EM SERGIPE (IPAESE)

Autores

  • Kathia Cilene Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Cultura Surda, Educação Bilíngue, Surdo, Libras

Resumo

São objetivos da pesquisa, identificar os sentidos e as singularidades (re) construídos pelos dirigentes e professores do IPAESE acerca das contribuições para a educação dos surdos no estado de Sergipe. Apresentar os elementos de singularidade entre o IPAESE e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A pesquisa é de ordem qualitativa de base teórica, respaldada no método de análise de conteúdo e documental. Até o momento foi possível identificar que o sentido de existência do IPAESE é a pessoa com surdez, e que as ações desenvolvidas pelo mencionado instituto estão alinhadas com as ações desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), reconhecido como sendo a maior referência em educação dos surdos do Brasil.

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Biografia do Autor

Kathia Cilene Santos, Universidade Tiradentes

Especialista em Língua de Sinais brasileira LIBRAS, em Linguística e em Educação a Distância. Pós-graduanda em Políticas Públicas e Contextos Educativos. Mestranda em Ciências da Educação. Atua como professora nos cursos presenciais e a distância da Universidade Tiradentes ? UNIT, Brasil. E-mail: kathia.pesquisa@outlook.com

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, K. C. (2018). INSTITUTO PEDAGÓGICO DE APOIO À EDUCAÇÃO DO SURDO EM SERGIPE (IPAESE). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9047

Edição

Seção

GT12 - História da Educação