O ESTUDO DOS POLIEDROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O MODELO DE VAN HIELE
Palavras-chave:
Livro Didático. Poliedros. Pensamento Geométrico. Teoria de Van Hiele.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise sobre os Livros Didáticos de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático(PNLD) em 2017, estabelece uma relação entre o estudo dos poliedros e os níveis de aprendizagem do Modelo de van Hiele. A questão investigada é: As imagens das atividades no estudo dos poliedros, nos livros didáticos de matemática, ajudam ao desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a Teoria de van Hiele? A metodologia desta pesquisa teórica está fundamentada na teoria de van Hiele(1957) e nos estudos de Nasser(2010). A análise das atividades do conteúdo poliedros, do livro didático de matemática, permitiu concluir que o livro de matemática do 6º ano selecionado disponibiliza atividades para o aluno desenvolver o pensamento geométrico e avançar nos Níveis 0 e 1 da teoria vanheliana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.