EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE PENEDO/AL

Autores

  • Valéria Campos Cavalcante Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas
  • Marcos Paulo de Oliveira Sobral Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas
  • Janayna Paula Lima de Souza Santos

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Projeto Político Pedagógico, Formação de Professores

Resumo

Esse trabalho surgiu como produto do Projeto de Extensão “PJ349-2016: Formação Continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Penedo/AL” que enfatizou o currículo e a inclusão do estudante com deficiência na escola pública. Numa abordagem qualitativa e colaborativa-interventiva, realizamos seis encontros mensais de julho a dezembro de 2016 para discutir essas questões e re/construir o Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal de Penedo/AL, inserindo o item “Educação Especial” no documento. Como resultados, destacamos dois pontos: realizar uma formação continuada para esses/as professores/as, visto que poucas formações são direcionadas para esse público; e contribuir com a formação inicial dos nossos discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, que puderam participar desse processo de discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Campos Cavalcante, Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, mestre e doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/UFAL). Professora do Eixo Pedagógico da Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas. Integrante do Grupo de Pesquisa MULTIEJA, membro efetivo do Fórum Alagoano de EJA. Trabalha com temas ligados a Gestão Escolar, Planejamento, Currículo e Avaliação, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Estágio Supervisionado.

Marcos Paulo de Oliveira Sobral, Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas

Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor do Eixo Pedagógico da Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas. Atua nas seguintes áreas: Profissão Docente, Projeto Pedagógico, Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Gênero e Educação, Projetos Integradores, Estágios Supervisionados e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Cavalcante, V. C., Sobral, M. P. de O., & Lima de Souza Santos, J. P. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE PENEDO/AL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9036

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade