CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE ORIGAMIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem, Origami, Matemática.

Resumo

O presente trabalho investigou as contribuições do Origami para o desenvolvimento de aprendizagens significativas de conceitos matemáticos. Os objetivos que nortearam a pesquisa foram analisar as impressões dos alunos do Programa de Pós-graduação do Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) sobre as contribuições dos origamis para o desenvolvimento de aprendizagem significativa nos conceitos matemáticos. A oficina foi realizada em três momentos distintos: apresentação da teoria de aprendizagem significativa, confecção de um cubo fazendo uso do origami e finalizando com o grupo focal. Trata-se de uma pesquisa participante, cujos dados emergentes do grupo focal foram tratados à luz da análise textual discursiva. Com os resultados destacamos que a utilização do Origami pode contribuir para o desenvolvimento de aprendizagem significativa no que concerne aos conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia da Silva Santos Portela

Tenho 39 anos sou professora das redes municipais da cidade de Rio Largo e Maceio do Estado de Alagoas. Mestranda do programa de pós-gradução no Ensino de ciências e matemática na Universidae Federal de Alagoas.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutorando em Educação (UFS), Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Portela, M. da S. S., & Oliveira, C. A. de. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE ORIGAMIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9021

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas