EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM SALA DE AULA

Autores

  • maria salete peixoto gonçalves universidade federal do acre - ufac

Palavras-chave:

Brincadeira, Jogos, Criança, Educação

Resumo

A importância do brincar em sala de aula de uma educação de criança é o tema central desse estudo.  Abordam-se as brincadeiras e os jogos como atividades mediadoras do processo de aprendizagem. Sob o olhar da psicologia do desenvolvimento, admite-se que o processo de educação formal deve ser motivador e convidativo para que influencie na formação de atitudes de respeito, coexistência e sociabilidade de crianças. Na dimensão cultural, os momentos de brincadeira permite que a criança crie e recrie costumes e modos, compare, se assemelhe e se distinga de outro; processo necessário para a autonomia. Metodologicamente, constitui um artigo de revisão bibliográfica, tipo conceitual com propósito de base teórica.

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Biografia do Autor

maria salete peixoto gonçalves, universidade federal do acre - ufac

Doutoranda em educação/UNIT, mestre em educação. Graduada e psicologia/CESMAC. Docente assistente na Universidade Federal do Acre. Lider do grupo de pesquisa em psicologia da educação, neurociências e cognição/CNPQ

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

peixoto gonçalves, maria salete. (2018). EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM SALA DE AULA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8975

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos