A ESCOLA E A FORMAÇÃO DE VALORES: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Ética, Educação, Formação de Valores, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola estadual paulista sobre a questão da formação dos valores morais na escola e suas implicações para a prática pedagógica, trabalhando a relação entre formação ética, educação e práticas pedagógicas. Utilizando a técnica do Grupo Focal, levantamos a percepção dos professores, direção e coordenação a respeito destes temas, sua realidade escolar e as práticas utilizadas, em especial quando lidam com a indisciplina, violência, desrespeito e os valores que desejam formar. Foram discutidas novas possibilidades de estratégias pedagógicas para intervenção em educação moral e realizado o acompanhamento de atividades desenvolvidas com os alunos. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor compreensão, atenção e planejamento da formação dos professores, de modo a privilegiar não só a dimensão epistemológica de sua formação e atuação, mas também a dimensão ética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.