A ESCOLA E A FORMAÇÃO DE VALORES: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Mayra Marques da Silva Gualtieri-Kappann Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Santa Mônica/ Pró-Reitoria de Assistência Estudantil http://orcid.org/0000-0002-0099-2834
  • Alonso Bezerra de Carvalho Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis/ Departamento de Educação e Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Marília/ Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0001-5106-2517
  • Jair Izaias Kappann Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis/Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho http://orcid.org/0000-0002-3702-9021

Palavras-chave:

Ética, Educação, Formação de Valores, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola estadual paulista sobre a questão da formação dos valores morais na escola e suas implicações para a prática pedagógica, trabalhando a relação entre formação ética, educação e práticas pedagógicas. Utilizando a técnica do Grupo Focal, levantamos a percepção dos professores, direção e coordenação a respeito destes temas, sua realidade escolar e as práticas utilizadas, em especial quando lidam com a indisciplina, violência, desrespeito e os valores que desejam formar. Foram discutidas novas possibilidades de estratégias pedagógicas para intervenção em educação moral e realizado o acompanhamento de atividades desenvolvidas com os alunos. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor compreensão, atenção e planejamento da formação dos professores, de modo a privilegiar não só a dimensão epistemológica de sua formação e atuação, mas também a dimensão ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Marques da Silva Gualtieri-Kappann, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Santa Mônica/ Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), Mestre (2010) e Doutora (2016) em Educação pela Uibersidade Estadual Paulista (UNESP) de Marília. Membro do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Sociedade -CNPQ/UNESP de Assis, do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo em Violência e Relações de Gênero - CNPQ/UNESP de Assis e do Grupo de Pesquisa Comportamentos de risco e desenvolvimento sociomoral de crianças e adolescentes - CNPQ/UNESP de São José do Rio Preto. Atualmente atua como psicóloga na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica, junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Divisão de Saúde e como docente colaboradora do Departamento de Educação da UNESP de Assis.

Alonso Bezerra de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis/ Departamento de Educação e Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Marília/ Programa de Pós-Graduação em Educação

Livre-docente em Didática (UNESP), Doutor em Filosofia da Educação (USP), docente do Departamento de Educação da UNESP/Assis e do Programa de Pós-graduação em Educação, da UNESP/Marília. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES).

Jair Izaias Kappann, Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis/Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho

Psicólogo (UNESP), Doutor em Psicologia (UNESP), docente do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho da UNESP/Assis. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES/UNESP de Assis) e Membro do Grupo Estudos e Pesquisa Núcleo de Estudos de Violência e Relações de Gênero (NEVIRG/UNESP de Assis).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Gualtieri-Kappann, M. M. da S., Carvalho, A. B. de, & Kappann, J. I. (2018). A ESCOLA E A FORMAÇÃO DE VALORES: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8944

Edição

Seção

GT11 - Educação e Psicologia