MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO: SABERES E PRÁTICAS DO PROFESSOR DAS CIÊNCIAS EXATAS NO CONTEXTO INCLUSIVO

Autores

  • Ana Barbara Assunção Vazquez Correa Universidade Federal de Sergipe
  • RITA DE CASSIA SOUZA SANTOS Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ciencias Exatas, Inclusão, Mapeamento, Prática Pedagógica

Resumo

 

A compreensão das práticas pedagógicas inclusivas, com uma abordagem estrutural diferenciada, pode colaborar com o processo de inclusão do aluno com deficiência no Ensino Superior. Objetivou-se, por tanto, nessa pesquisa realizar o mapeamento bibliográfico que aponta como eixos os saberes e práticas do professor das Ciências Exatas no contexto inclusivo do Ensino Superior. Para tanto, utilizou-se como aporte metodológico a pesquisa qualitativa e a pesquisa bibliográfica, delineando os principais pontos de debate entre pesquisadores em relação à questão da inclusão. Constatou-se a partir do mapeamento dos artigos de revistas (A1 e A2), dissertações e teses, além da necessidade de orientar os professores a promover a inclusão através da utilização de recursos de acessibilidade tanto pedagógica quanto atitudinal e a importância da pesquisa para a construção de novos olhares para  a inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Barbara Assunção Vazquez Correa, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em  Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2010), Mestrado em Ensino de Ciências Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2016), com ênfase em estudos sobre Inclusão da pessoa com deficiência e no Ensino das Ciências. É membro do Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/UFBA), realizando pesquisas principalmente em questões como acessibilidade e inclusão escolar.  Busca conhecer e envolver-se principalmente com temas relacionados à Educação Inclusiva e Formação do Pofessor. Possui experiencia em docência do Ensino Superior. Atualmente exerce a função de Pedagoga pela Fundação Renascer do Estado de Sergipe atuando principalmente na área de inclusão social, onde trabalha com a Educação de Jovens e Adultos, através de ações educativas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.  Pretende focar as habilidades profissionais em atuações que envolvam o campo da docência, da pesquisa e extensão.

RITA DE CASSIA SOUZA SANTOS, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, Pós- doutorado (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Membro da associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE, líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão e Tecnologia assistiva (NUPITA/UFS).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Correa, A. B. A. V., & SOUZA SANTOS, R. D. C. (2018). MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO: SABERES E PRÁTICAS DO PROFESSOR DAS CIÊNCIAS EXATAS NO CONTEXTO INCLUSIVO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8934

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade