PIBID: UM RELATO SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA II E AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Autores

  • Marcela Lima santos Universidade Federal de sergipe
  • Amanda Jesus Ramos Universidade Federal de Sergipe
  • Narinha Mylena Rocha da Silva universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Estágio em Matemática. Pibid. Planejamento.Tendências didático-metodológicas.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo, relatar a experiência de duas futuras professoras de matemática durante as atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática II apresentando as contribuições que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) no processo de planejamento e desenvolvimento das atividades, em uma turma do 6° ano do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual da cidade de Aracaju-SE. Utilizamos autores como Mendes (2008), Etcheverria e Felicetti (2016), Carneiro (2015) entre outros para fundamentar o trabalho. Caracterizamos o estágio em duas etapas: a observação e a regência, que consideramos como momentos especiais, uma vez que cada etapa contribuiu de forma construtiva no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Por outro lado, também sendo importante para as estagiárias refletirem sobre sua prática procurando modificá-la de modo que se ajuste ao perfil dos alunos da turma de estágio procurando atender as suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Lima santos, Universidade Federal de sergipe

Graduanda em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 2013 e integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/MATEMÁTICA/UFS) desde 2014. Atuou como bolsista voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de 2016 á 2017 tendo como tema central da pesquisa A EXPLICAÇÃO RELACIONAL COMO ALIADA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E AS PRAXEOLOGIAS DESSE ENSINO PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Amanda Jesus Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Possui ensino-medio-segundo-graupelo COLEGIO ESTADUAL DR. ANTONIO GARCIA FILHO(2012). 

Narinha Mylena Rocha da Silva, universidade Federal de Sergipe

Estudante de Matemática na universidade Federal de Sergipe. Participante do Pibid-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

santos, M. L., Ramos, A. J., & da Silva, N. M. R. (2018). PIBID: UM RELATO SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA II E AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8928

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas