FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELA-TO DE EXPERIÊNCIA EM OFICINA DE MATEMÁTI-CA PARA PROFESSORES DE MUNICÍPIO SERGIPANO
Palavras-chave:
Atividades Matemáticas, Formação Continuada, Professor alfabetizadorResumo
Este artigo tem como finalidade relatar uma experiência vivenciada com aplicação de atividades diferenciadas em oficinas de matemática para formação continuada de professores do ensino fundamental. Especificamente, este relato aborda a oficina realizada em Itabaianinha-SE, região sul do estado, envolvendo cerca de 120 professores alfabetizadores, sob a carga horária de apenas 04 horas de duração. Para realização, se organizou uma equipe contemplando bolsistas do PIBID-Matemática/UFS, mestrandos do NPGECIMA/UFS, além da coordenadora para, inicialmente, estudar conteúdos matemáticos selecionados para as oficinas, elaborar atividades matemáticas e recursos manipuláveis, baseando-se em Brasil (2017), Santos e Souza (2014). Com o desenvolvimento das atividades, é possível afirmar que o sucesso deste trabalho repercutiu para realização em outros municípios e com expectativa de continuidade em um período maior e sistemático.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Matemática. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 26/02/2018
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: matemática – Ensino fundamental anos finais / Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, p.13. disponível em: fi-le:///C:/Users/DMA02/Downloads/pnld_2017_matematica.pdf. Acesso em: 26/02/2018
CENTURIÓN, Marília Ramos. TEIXEIRA, Júnia La Scala. RODRIGUES, Arnaldo Bento. Porta Aberta: matemática 4º ano. 1ª Ed.- São Paulo, 2014.
SANTOS. Valdecí Josefa de Jesus. SOUZA. Denize da Silva. A contextualização do ensino de geometria: um relato sobre atividades de alfabetização matemática na formação docente. Artigo completo apresentado no I SEMINÁRIO DO PNAIC (UFS) e III SENAL (III Se-minário Nacional de Alfabetização e Letramento), realizado no período de 28 a 31 de ja-neiro de 2014. Itabaiana-SE: UFS, 2014.
SOUZA. Denize da Silva. Alfabetização matemática: problemáticas e a emergência de novas tendências no processo de formação do educador do ensino fundamental. Artigo completo apresentado no I SEMINÁRIO DO PNAIC (UFS) e III SENAL (III Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento), realizado no período de 28 a 31 de janeiro de 2014. Itabai-ana-SE: UFS, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.