PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Palavras-chave, Avaliação da aprendizagem. Concepções de professores. Instrumentos de avaliação. Práticas pedagógicas.Resumo
Simônica Santana Sales de Jesus
Carlos Alberto Vasconcelos
RESUMO
A avaliação, como mediadora de qualidade, leva o professor a tomar decisões coerentes no processo de aprendizagem. Esta pesquisa objetivou compreender as concepções de professoras no município de Campo do Brito-SE, sobre as práticas pedagógicas de avaliação da aprendizagem e identificar os instrumentos mais utilizados no processo avaliativo. A metodologia adotada foi à aplicação de questionário. Conforme resultados da pesquisa, as participantes valorizam a prática de avaliação processual, diagnóstica e mediadora. No entanto, essas educadoras tendem a percorrer uma longa trajetória com o intuito de avançar no processo de avaliação, revendo o que é essencial ser ensinado na escola para que as práticas pedagógicas não caiam em mera memorização, assim como definir melhor os critérios de avaliação para que as atividades não se tornem vazias de significadosDownloads
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