EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RECONSTRUIR CONCEITOS E PRÁTICAS

Autores

  • Ana Laura Campos Barbosa Secretaria do Estado de Sergipe

Palavras-chave:

, prática educativa, educação inclusiva, reflexão.

Resumo

Neste artigo fazemos uma reflexão do percurso pelo qual o docente deve trilhar para realizar mudanças necessárias baseadas na práxis em sala de aula a partir da sua experiência com a educação inclusiva. É fato que a educação em sua dinâmica  constroe e reconstroe seus paradigmas, necessários para  prática docente. No atual conexto, a sociedade aprofunda debates onde já não se admite mais preconceitos, segregação e discriminação por causa das nossas diferenças. Nesse sentido, cabe a escola reordenar suas práticas educativas de forma completa e organizada. Bem como, os professores se proporem a repensar sua própria ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Campos Barbosa, Secretaria do Estado de Sergipe

Licenciada em Pedagogia pela UFS. Funcionária da rede Estadual de Educação.

Referências

Bianchetti, Lucidio e Correia, José Alberto. In/exclusão no trabalho e na educação: aspectos mitológicos, históricos e conceituais. Campinas, SP: Papirus, 2011.

Brasil. Secretaria de Educação Especial. Subsidios para a organização e funcionamento de serviços de educacao especial: Área de Deficiencia Visual/ Ministerio do Desporto, Secretaria de educacao Especial. – Brasilia: MEC/SEESP, 1995. P.58 (Série Diretrizes; 8)

Dias, Vera Lúcia Lopes. Cartilha da inclusão dos direitos das pessoas com deficiência, Rio de Janeiro: INES0UNESA,2003. 57p

Feire, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. –São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Montoam. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

Silva, Fausto Joaquim Moreira da. A era da pos-deficiência –Aracaju:Criação,2014. 68p.

Silva, Luzia Guacira dos Santos. Educação inclusiva: práticas pedogógicas para uma escola sem exclusões. 1 ed- São paulo: Paulinas, 2014.

Teixeira, Gustavo. Manual do autismo. Rio de Janeiro, BestSeller, 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Campos Barbosa, A. L. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RECONSTRUIR CONCEITOS E PRÁTICAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8875

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)