EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RECONSTRUIR CONCEITOS E PRÁTICAS
Palavras-chave:
, prática educativa, educação inclusiva, reflexão.Resumo
Neste artigo fazemos uma reflexão do percurso pelo qual o docente deve trilhar para realizar mudanças necessárias baseadas na práxis em sala de aula a partir da sua experiência com a educação inclusiva. É fato que a educação em sua dinâmica constroe e reconstroe seus paradigmas, necessários para prática docente. No atual conexto, a sociedade aprofunda debates onde já não se admite mais preconceitos, segregação e discriminação por causa das nossas diferenças. Nesse sentido, cabe a escola reordenar suas práticas educativas de forma completa e organizada. Bem como, os professores se proporem a repensar sua própria ação.
Downloads
Referências
Bianchetti, Lucidio e Correia, José Alberto. In/exclusão no trabalho e na educação: aspectos mitológicos, históricos e conceituais. Campinas, SP: Papirus, 2011.
Brasil. Secretaria de Educação Especial. Subsidios para a organização e funcionamento de serviços de educacao especial: Área de Deficiencia Visual/ Ministerio do Desporto, Secretaria de educacao Especial. – Brasilia: MEC/SEESP, 1995. P.58 (Série Diretrizes; 8)
Dias, Vera Lúcia Lopes. Cartilha da inclusão dos direitos das pessoas com deficiência, Rio de Janeiro: INES0UNESA,2003. 57p
Feire, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. –São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Montoam. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
Silva, Fausto Joaquim Moreira da. A era da pos-deficiência –Aracaju:Criação,2014. 68p.
Silva, Luzia Guacira dos Santos. Educação inclusiva: práticas pedogógicas para uma escola sem exclusões. 1 ed- São paulo: Paulinas, 2014.
Teixeira, Gustavo. Manual do autismo. Rio de Janeiro, BestSeller, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.