ESCOLANOVISMO E PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO: REFLEXOS NA ESCOLA NORMAL RURAL EM SERGIPE NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Autores

  • Maryluze Souza Santos Siqueira Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
  • Stefane Rodrigues Colman

Palavras-chave:

Escolanovismo, Pragmatismo, Ruralismo, Escola Normal Rura, Sergipe

Resumo

Neste artigo buscamos compreender os reflexos do Escolanovismo e do Pragmatismo na educação no tocante à defesa da escola normal rural como locus de formação do professor primário rural no Brasil nas primeiras décadas do século XX e refletir como esse processo, juntamente com o ruralismo pedagógico, reverberaram na criação das escolas normais rurais em Sergipe. Este estudo está ancorado em uma pesquisa bibliográfica. Assim, por meio desta pesquisa pudemos perceber que a escola normal rural foi pensada nos ideais do escolanovismo e do pragmatismo de Dewey difundidos pelos educadores brasileiros, como Anísio Teixeira, Sud Mennucci, Nunes Mendonça, Acrísio Cruz, dentre outros, que viam a educação rural enquanto meio de executar a perspectiva ruralista. Esta visava fixar o homem no meio rural e prepará-lo para usufruir da terra de forma utilitária, promovendo o progresso do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryluze Souza Santos Siqueira, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe

Especialização em Gestão Administrativa da Educação (Faculdade Pio X)

Especialização em Docência e Tutoria em Educação a Distância (Universidade Tiradentes)

Especialização em Coordenação Pedagógica (Cursando - Universidade Federal de Sergipe)

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Siqueira, M. S. S., & Rodrigues Colman, S. (2018). ESCOLANOVISMO E PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO: REFLEXOS NA ESCOLA NORMAL RURAL EM SERGIPE NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8831

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo