ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA INTERAÇÃO VERBAL PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Ruth Graziela dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Paula dos Santos Dórea

Palavras-chave:

Relação professor-aluno, Ensino de ciências e biologia, Afetividade, Relações socioemocionais, Prática docente

Resumo

Neste trabalho buscamos descrever e refletir sobre as relações de interação verbal professor- aluno de forma quali-quantitativa a fim de identificar se o comportamento de ambas as partes influencia de alguma maneira no desenvolvimento intelectual e protagonismo do aluno em sala de aula. Para isso foi realizado observações em escolas estaduais e municipais situadas nas mesorregiões leste e alto sertão sergipano, por alunas estagiárias de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe-UFS. As observações foram feitas em duas turmas de 7° e 2° ano do ensino fundamental e médio respectivamente, por 30 horas utilizando o sistema de Flanders descrito por Carvalho (1985), a fim de obter resultados quantitativos; além desse sistema foram feitas analises qualitativas por observação não participante, com dados recolhidos em anotações no diário de campo. Os resultados mostraram que nem sempre quanto mais intenso a relação professor-aluno mais os alunos serão participativos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Graziela dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

graduanda no curso de licenciatura plena em ciências biológicas- departamento de biologia da universidade federal de sergipe.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-10-24

Como Citar

dos Santos, R. G., & dos Santos Dórea, A. P. (2018). ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA INTERAÇÃO VERBAL PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8829

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas