ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA INTERAÇÃO VERBAL PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Palavras-chave:
Relação professor-aluno, Ensino de ciências e biologia, Afetividade, Relações socioemocionais, Prática docenteResumo
Neste trabalho buscamos descrever e refletir sobre as relações de interação verbal professor- aluno de forma quali-quantitativa a fim de identificar se o comportamento de ambas as partes influencia de alguma maneira no desenvolvimento intelectual e protagonismo do aluno em sala de aula. Para isso foi realizado observações em escolas estaduais e municipais situadas nas mesorregiões leste e alto sertão sergipano, por alunas estagiárias de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe-UFS. As observações foram feitas em duas turmas de 7° e 2° ano do ensino fundamental e médio respectivamente, por 30 horas utilizando o sistema de Flanders descrito por Carvalho (1985), a fim de obter resultados quantitativos; além desse sistema foram feitas analises qualitativas por observação não participante, com dados recolhidos em anotações no diário de campo. Os resultados mostraram que nem sempre quanto mais intenso a relação professor-aluno mais os alunos serão participativos em sala de aula.
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