A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A REPRODUÇÃO DO HOMEM CAMPONÊS NO SEU ESPAÇO DE VIDA

Autores

  • Lucas Feitosa dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Núbia Dias dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Escola Família Agrícola, Educação do Campo

Resumo

Este trabalho visa analisar como a Pedagogia da Alternância baseada no aprender-ação entre escola, família e comunidade auxilia para que os sujeitos camponeses que vivem no campo possam pensar e transformar a educação e a realidade em que vivem. A metodologia pauta-se no estudo da história da educação no campo, da pedagogia da alternância e da importância dessa pedagogia aplicada na Escola Família Agrícola localizada no município de Japoatã/Sergipe. Verifica-se como essa estrutura favorece a reprodução e resignificação dos educandos que vivem no campo. Conclui-se que é necessário pensar uma educação não somente no campo, mas também para o campo, para que os sujeitos camponeses possam ter acesso a uma educação de qualidade e que leve em consideração o meio em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Feitosa dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Geografia

Núbia Dias dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Geografia/UFS. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, Estado, campesinato e políticas públicas, estratégias de reprodução camponesa, espaço do homem, organização comunitária, reforma agrária, agricultura familiar, agricultura e meio ambiente, convivência com o semiárido, educação e cidadania, formação humana, educação de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Feitosa dos Santos, L., & Dias dos Santos, N. (2018). A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A REPRODUÇÃO DO HOMEM CAMPONÊS NO SEU ESPAÇO DE VIDA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8804

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo