A ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Carmem Nelma Pereira Silva UNEB - Universidade do Estado da Bahia
  • José Carlos Santana Queiroz Universidade do estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

Matemática. Etnomatemática. Currículo. Educação Matemática

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar a importância do Programa Etnomatemática, associando-a como método de ensino para o enriquecimento da aprendizagem Matemática no ambiente escolar, respeitando os mais diferentes comportamentos e atividades de determinados grupos ou comunidades. A pesquisa bibliográfica serviu como referência para a construção deste artigo que apresenta uma discussão qualitativa, considerando aspectos que são significativos para o ensino da Matemática. O trabalho foi construído a partir das referências da Etnomatemática, buscando a compreender sua importância no Ensino de Matemática. Discute a Etnomatemática enquanto alternativa de ensino, retratando-a como modelo de reconhecimento das diferentes culturas imbuídas no processo pedagógico, não descartando o currículo formativo instituído como modelo atual, mas sim, relacionando-o na perspectiva de propiciar o melhoramento no ensino de Matemática.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Pereira Silva, C. N., & Santana Queiroz, J. C. (2018). A ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8800

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas