GEOMETRIA: DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES

Autores

  • Amanda Jesus Ramos Universidade Federal de Sergipe
  • Marcela Lima Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Narinha Mylena Rocha da Silva Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Geometria.Níveis de van Hiele. Bolsistas do PIBID-Matemática. Dificuldade.Contribuições.

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar as dificuldades iniciais dos bolsistas em envolver a geometria em conteúdos de outros campos da matemática: aritmética e álgebra. Bem como relatar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na aquisição de habilidades no que diz respeito à geometria. A pesquisa se deu por meio de fundamentação teórica para que tivéssemos argumentação científica das causas dessas dificuldades. Utilizamos como instrumento de coleta, um questionário, que fora aplicado a um grupo de bolsistas do Pibid-Matemática-UFS. Os autores que referenciaram essa pesquisa foram Filho e Tavares (2016) e a Teoria de van Hiele, discutida sob a perspectiva de Silva e Candido (2007). Conhecer sobre a teoria de van Hiele é uma oportunidade que os bolsistas estão tendo no seu processo de formação docente inicial de tentar mudar essa realidade de defasagem do ensino de geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Jesus Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de novembro de 2016 a fevereiro de 2018 coordenado pela Profa. Dra. Denize da Silva Souza (DMA/UFS). Atua como bolsista voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC – 2017-2018) tendo como tema central da pesquisa A EXPLICAÇÃO RELACIONAL COMO ALIADA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E AS PRAXEOLOGIAS DESSE ENSINO PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, em ambos os projetos sob a coordenação da Profa. Dra. Denize da Silva Souza.

Marcela Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe, bolsista do Pibid. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq EDUCON/UFS.

Narinha Mylena Rocha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; Bolsista do Pibid/UFS; Bolsista voluntária do PIBIC/UFS.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Ramos, A. J., Santos, M. L., & Rocha da Silva, N. M. (2018). GEOMETRIA: DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8794

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas