GEOMETRIA: DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES
Palavras-chave:
Geometria.Níveis de van Hiele. Bolsistas do PIBID-Matemática. Dificuldade.Contribuições.Resumo
O presente relato tem como objetivo apresentar as dificuldades iniciais dos bolsistas em envolver a geometria em conteúdos de outros campos da matemática: aritmética e álgebra. Bem como relatar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na aquisição de habilidades no que diz respeito à geometria. A pesquisa se deu por meio de fundamentação teórica para que tivéssemos argumentação científica das causas dessas dificuldades. Utilizamos como instrumento de coleta, um questionário, que fora aplicado a um grupo de bolsistas do Pibid-Matemática-UFS. Os autores que referenciaram essa pesquisa foram Filho e Tavares (2016) e a Teoria de van Hiele, discutida sob a perspectiva de Silva e Candido (2007). Conhecer sobre a teoria de van Hiele é uma oportunidade que os bolsistas estão tendo no seu processo de formação docente inicial de tentar mudar essa realidade de defasagem do ensino de geometria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.