A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO: A REALIDADE PROBLEMATIZADA PELO ARCO DE MAGUEREZ

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação em Saúde, Metodologia da Problematização

Resumo

As metodologias ativas inserem o educando num contexto de valorização da construção da aprendizagem em detrimento da tradicional transmissão conceitual. Dentre tais metodologias, a problematização com o arco de Maguerez retoma à realidade concreta para o enfrentamento de problemáticas locais. O presente estudo tem por objetivo discutir a utilização de metodologias ativas em diferentes contextos de ensino, perpassando pelo conceito integrado entre saúde e ambiente, bem como sobre a possibilidade de aplicação na escola básica. Para tanto, foram realizados levantamentos documentais e bibliográficos em bases indexadas e descrita a experiência dos autores no contexto da Educação Ambiental e a vivência no Campus de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe. Conclui-se que tais metodologias possibilitam novas abordagens para a Educação Básica, superando as tendências tradicionais de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente Escolar (2016) e Licenciado em Ciências Biológicas (2013) pela mesma instituição. É professor de Ciências e Biologia da rede pública de Educação Básica. Integrante do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (Geoplan/UFS/CNPq). Parecerista ad hoc da Revista Educação e Cultura Contemporânea (A2 Qualis/CAPES). Orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr./CNPq). Atua em ensino e pesquisa, principalmente, nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Educação Básica, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Metodologia da Problematização.

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Pesquisadora do CNPq. Pós-Doutora em Geografia Física (Biogeografia) - The University of Queensland (UQ/GPEM) em Brisbane, Austrália. Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS/Universidade de Brasília (UnB) com parte dos estudos desenvolvidos no Centro de Estudos Geográficos (CEGUL/DILIF) da Universidade de Lisboa em Portugal. Pesquisadora e Membro do Comitê Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Sergipe - FAPITEC/SE. Licenciada e Mestra em Geografia pela UFS. Líder do Grupo de Pesquisa GEOPLAN/UFS/CNPq.

Jailton de Jesus Costa, Universidade Federal de Sergipe

É Doutor em Geografia (Ênfase em Geografia Física). Geógrafo (Bacharel) e Licenciado em Geografia. Docente Associado I (Classe DIV, Nível I) da UFS, lotado no CAP. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA e do Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB. Presidente da CPPD (2018/2021). Membro Titular da CPPD (2014-2017). Ex-Presidente da ADUFS (Gestão 2014/2016) e ex- Secretário Geral da ADUFS (Biênio 2012/2014). Coordenador do NEPEEB (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Básica - 2011/2012). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (CNPq/UFS) e do GPEA. Publicou, até o momento, 30 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 02 livros, 13 capítulos de livros, além da participação em 74 eventos científicos no Brasil e no exterior. Tendo feito, até o momento, parceria acadêmica com 69 pesquisadores. Orientou 14 alunos de Iniciação Científica. Trabalhou no Curso de Geografia a Distância do Centro de Educação Superior a Distancia/UFS (10/2007 - 01/2011). Áreas de atuação: Geografia Física; Dinâmica e Avaliação Ambiental; Educação Ambiental; Geoecologia/Fitogeografia Aplicada.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Oliveira Santos, L. R., Melo e Souza, R., & Costa, J. de J. (2018). A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO: A REALIDADE PROBLEMATIZADA PELO ARCO DE MAGUEREZ. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8786

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis