A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO: A REALIDADE PROBLEMATIZADA PELO ARCO DE MAGUEREZ
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação em Saúde, Metodologia da ProblematizaçãoResumo
As metodologias ativas inserem o educando num contexto de valorização da construção da aprendizagem em detrimento da tradicional transmissão conceitual. Dentre tais metodologias, a problematização com o arco de Maguerez retoma à realidade concreta para o enfrentamento de problemáticas locais. O presente estudo tem por objetivo discutir a utilização de metodologias ativas em diferentes contextos de ensino, perpassando pelo conceito integrado entre saúde e ambiente, bem como sobre a possibilidade de aplicação na escola básica. Para tanto, foram realizados levantamentos documentais e bibliográficos em bases indexadas e descrita a experiência dos autores no contexto da Educação Ambiental e a vivência no Campus de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe. Conclui-se que tais metodologias possibilitam novas abordagens para a Educação Básica, superando as tendências tradicionais de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-10-24
Como Citar
Oliveira Santos, L. R., Melo e Souza, R., & Costa, J. de J. (2018). A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO: A REALIDADE PROBLEMATIZADA PELO ARCO DE MAGUEREZ. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8786
Edição
Seção
GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.