OS ASPECTOS COGNITIVOS E AS EMOÇÕES NO APRENDIZADO DA LEITURA
Palavras-chave:
Leitura. Aprendizagem. Neurociências. Cérebro. Emoção.Resumo
O presente artigo aborda os aspectos cognitivos e a influência das emoções no aprendizado da leitura. Tem como objetivo contribuir com a difusão de como funciona o sistema da leitura no cérebro, para que metodologias de ensino sejam elaboradas de maneira mais eficiente a fim de que sejam formados leitores proficientes que saibam utilizar a leitura para aprender. Através de estudo bibliográfico, das descobertas das neurociências realizadas por autores como Stanislas Dehaene, António Damásio e Leonor Scliar-Cabral demonstramos os fatores cognitivos necessários para que o cérebro aprenda a ler e de que maneira as emoções, vividas no ambiente escolar, interferem na formação dos leitores. Ficou evidenciado com esse estudo, que para a aprendizagem da leitura ocorrer de maneira profunda e rápida, é necessário que sejam realizadas atividades sensoriais que ativam as diversas áreas da linguagem no cérebro e que despertam emoções positivas.
Downloads
Referências
DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Luiz Henrique Martins Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon / Hélène Gratiot-Alfandéry; tradução e organização: Patrícia Junqueira. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Sistema Scliar de alfabetização: fundamentos. Florianópolis: LILI, 2013.
SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos linguísticos e cognitivos da leitura. Revista de letras. Nº. 28 – Vol. ½ - jan/dez. 2006. Disponível em: <http://www.revistadeletras.ufc.br/rl28Art05.pdf>. Acessado em 20 de janeiro de 2018.
TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade e a aprendizagem: A leitura e a escrita em foco. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino UNICAMP, Campinas: Junqueira&Marin Editores, livro 3, p. 3325-3336, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.