OS ASPECTOS COGNITIVOS E AS EMOÇÕES NO APRENDIZADO DA LEITURA

Autores

  • Samla Cristiane Soares Rodrigues
  • Camilla Correia Freitas

Palavras-chave:

Leitura. Aprendizagem. Neurociências. Cérebro. Emoção.

Resumo

O presente artigo aborda os aspectos cognitivos e a influência das emoções no aprendizado da leitura. Tem como objetivo contribuir com a difusão de como funciona o sistema da leitura no cérebro, para que metodologias de ensino sejam elaboradas  de maneira mais eficiente a fim de que sejam formados leitores proficientes que saibam utilizar a leitura para aprender. Através de estudo bibliográfico, das descobertas  das neurociências realizadas por autores como Stanislas Dehaene, António Damásio e Leonor Scliar-Cabral demonstramos os fatores cognitivos necessários para que o cérebro aprenda a ler e de que maneira as emoções, vividas no ambiente escolar, interferem  na formação dos leitores. Ficou evidenciado com esse estudo, que para a aprendizagem da leitura ocorrer de maneira profunda e rápida, é necessário que sejam realizadas atividades sensoriais que  ativam as diversas áreas da linguagem no  cérebro e que despertam emoções positivas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samla Cristiane Soares Rodrigues

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Especialista em Diversidade Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa, pela Faculdade São Luís de França (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2017). Atualmente trabalha na Coordenação Pedagógica do SENAI/SE, com os cursos da modalidade EAD. E-mail: <samlasoares@outlook.com>.

Camilla Correia Freitas

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade em Propaganda pela Universidade Tiradentes, 2016. Técnica em Logística no SENAI/SE, 2017. Trabalha atualmente como docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/SE atuando nas áreas de comunicação, metodologia da pesquisa científica, administração e logística. E-mail: <camilla.correia@hotmail.com>.

Referências

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Luiz Henrique Martins Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon / Hélène Gratiot-Alfandéry; tradução e organização: Patrícia Junqueira. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Sistema Scliar de alfabetização: fundamentos. Florianópolis: LILI, 2013.

SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos linguísticos e cognitivos da leitura. Revista de letras. Nº. 28 – Vol. ½ - jan/dez. 2006. Disponível em: <http://www.revistadeletras.ufc.br/rl28Art05.pdf>. Acessado em 20 de janeiro de 2018.

TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade e a aprendizagem: A leitura e a escrita em foco. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino UNICAMP, Campinas: Junqueira&Marin Editores, livro 3, p. 3325-3336, 2012.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Rodrigues, S. C. S., & Freitas, C. C. (2018). OS ASPECTOS COGNITIVOS E AS EMOÇÕES NO APRENDIZADO DA LEITURA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8783

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes