A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Geografia Escolar, Temáticas Físico-Naturais, ExperiênciaResumo
Este texto apresenta uma reflexão das temáticas físico-naturais como conteúdos de ensino da Geografia Escolar, buscando destacar a dimensão integradora da disciplina e a superação de uma visão tradicional que ainda existe na Geografia. A metodologia consistiu na aplicação e análise de questionários, a fim de compreender a percepção de discentes do Ensino Médio Integrado e do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador, quanto à temática central. A proposta planejada no contexto de disciplinas de ensino da Geografia, por docentes que vivenciam o exercício de relacionarem teoria à prática e a busca por estratégias didático-metodológicas inovadoras, constatou a importância da postura e ações pedagógicas frente ao tratamento das temáticas físico-naturais, evidenciando as suas relações com o cotidiano, como cerne para o fortalecimento da Geografia Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.