A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Anízia Conceição Cabral de Assunção Oliveira
  • Isabela Santos Albuquerque

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Temáticas Físico-Naturais, Experiência

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão das temáticas físico-naturais como conteúdos de ensino da Geografia Escolar, buscando destacar a dimensão integradora da disciplina e a superação de uma visão tradicional que ainda existe na Geografia. A metodologia consistiu na aplicação e análise de questionários, a fim de compreender a percepção de discentes do Ensino Médio Integrado e do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador, quanto à temática central. A proposta planejada no contexto de disciplinas de ensino da Geografia, por docentes que vivenciam o exercício de relacionarem teoria à prática e a busca por estratégias didático-metodológicas inovadoras, constatou a importância da postura e ações pedagógicas frente ao tratamento das temáticas físico-naturais, evidenciando as suas relações com o cotidiano, como cerne para o fortalecimento da Geografia Escolar.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Oliveira, A. C. C. de A., & Albuquerque, I. S. (2018). A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA EXPERIÊNCIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8774

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis