TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: A IMPORTÂNCIA DA INTERATIVIDADE PARA O ENSINO CONTEMPORÃNEO
Palavras-chave:
Interatividade. Tecnologias da Informação e Comunicação. Prática Pedagógica.Resumo
Este artigo aborda a importância do conceito de interatividade os aspectos contemporâneos que a educação, sobretudo no contexto escolar, tem presenciado. Objetiva refletir sobre o conceito de interatividade, descrever as tecnologias de informação e comunicação de maneira crítica; apontar a importância de Paulo Freire para o contexto de interatividade, e abordar a Internet no ambiente escolar como recurso pedagógico. A metodologia utilizada foi a descritiva, sendo um estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica. Os principais resultados apontam para importância do debate sobre interatividade na educação, considerando, principalmente a Internet nas práticas pedagógicas. Como conclusão levanta novas indagações para futuras pesquisas e destaca a relevância de se potencializar a interação entre docentes e educandos por meio de ferramentas tecnológicas contextualizadas no contexto escolar como recursos pedagógicos interativos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. J. Educação e informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez, 2005.
BARATO, Jarbas Novelino. Escritos sobre tecnologia educacional e educação profissional. São Paulo: SENAC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCN. Brasília, 1999.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (Org.). Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS ; Associação dos Geógrafos Brasileiros. 1998.
COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no Século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Ajudando seu aluno a estudar. Revista de Educação, Brasília, ano 33, n. 93, p. 3-4, maio 1994.
CYSNEIROS, Paulo G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v. 12, n. 1, 1999.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. A boniteza de um sonho: aprender e ensinar com sentido. Abceducatio, ano 3, n. 17, p. 30-33, 2002.
GOMES, Lucília Inês Andrade. Mídias sociais on-line como recurso pedagógico: a formação dos professores e o uso de plataformas midiáticas no trabalho docente. 2017. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidad Americana, Assunção, Py, 2017.
KENSKI, Vani. M.. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas-SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.
MENDES, G. V. Informação X Conhecimento. Jornal da PUC-Campinas, ano 4, n. 62, 17 a 30 de março 2008. Informativo quinzenal da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
NEVES, Barbara Coelho. Fundamentos e agenda da inclusão digital na educação brasileira: aspectos teóricos, metodológicos e conceituais. 2015. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/ 18469/1/TESE%20DE%20BARBARA%20COELHO%20NEVES_TIC%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016.
PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista Farmecos. Jan. 2000, n.12, p. 81-92.
SETZER, Valdemar W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - n. zero dez. 1999.
SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo, Loyola, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2002.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.