O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • Joice Alvares Ribeiro
  • Daniele Santana de Melo

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Ludicidade, TDAH

Resumo

O presente estudo aborda a ludicidade no processo ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo geral é conhecer as dificuldades enfrentadas pelo aprendiz, apresentando a ludicidade como uma prática pedagógica viável no processo ensino aprendizagem. Os objetivos específicos são descrever o transtorno e os desafios de aprendizagem que o educando encontra ao adentrar na sala de aula, identificar quais os recursos existentes no âmbito escolar utilizados pelos docentes e verificar as contribuições dos recursos lúdicos no contexto pedagógico. Desta forma, o percurso metodológico foi fundamentado em uma abordagem qualitativa, através de um Estudo de Caso desenvolvido no Colégio Antônio Carlos Magalhães, no município de Itapicuru-BA. Considera-se que a ludicidade é uma estratégia didática que favorece o processo ensino aprendizagem para o estudante com disfunção, tornando-se necessária na prática pedagógica.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Ribeiro, J. A., & Melo, D. S. de. (2018). O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8763

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade