ESTUDAR MEDICINA?! PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XIX, ESTUDO DE CASO SOBRE MANOEL BOMFIM

Autores

  • Ivan Paulo Silveira Santos SEED/SE

Palavras-chave:

Manoel Bomfim, Medicina, Profissão, Educação, Estrutura social

Resumo

O texto tem o propósito de analisar algumas características da Educação brasileira no século XIX, através de um estudo de caso. Tal perfil do trabalho possibilita refletir não apenas sobre a Educação, mas também sobre como a sociedade brasileira da época dispunha do recurso e para quais grupos sociais ele se dirigia. O estudo de caso é sobre o intelectual sergipano Manoel Bomfim e ele será examinado pelo conceito da trajetória e da sócio-história. Ambos dão a dimensão dos processos de escolha e influências de uma determinada formação e o contexto ao qual o objeto de estudo estava inserido, que dispunha os meios e estabelecia o ambiente.

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Biografia do Autor

Ivan Paulo Silveira Santos, SEED/SE

Professor do Ensino Básico da SEED/SE. Graduado em História Licenciatura Plena pela UFS. Mestre em Sociologia pelo PPGS/UFS. Participante do Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas (GERTS) do PPGA/UFS. E-mail: ivanpaulo73@yahoo.com.br

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, I. P. S. (2018). ESTUDAR MEDICINA?! PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XIX, ESTUDO DE CASO SOBRE MANOEL BOMFIM. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8757

Edição

Seção

GT12 - História da Educação