PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: OUVINDO NARRATIVAS E TRILHANDO CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR.
Palavras-chave:
Identidade escolar., Participação democrática, Projeto Político Pedagógico.Resumo
Este artigo objetiva discutir a importância da escuta dos atores escolares como mecanismo proficiente na construção do Projeto Político Pedagógico e sua contribuição na edificação da identidade escolar qualitativa. A pesquisa modelou-se na pesquisa participante e pesquisa-ação, consolidada com seus instrumentos de captura da prática através de encontro entre os segmentos, entrevistas, questionários, estudo e construção de estratégias de promoção de um documento que retrata a realidade e necessidades a partir da reflexão da coletividade escolar. Esta pesquisa evidenciou os pareceres de cada segmento e os dados possibilitaram um diálogo entre os agentes escolares, a promoção de ações de escuta, planejamento e consolidação de ações proficientes no movimento de pertencimento, bem como a superação da historicidade da centralidade das atividades na instituição escolar, para promoção da gestão participativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.