A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Manoel Messias Santos Alves Universidade Federal de Sergipe Secretaria Municipal de Educação de Paripiranga-BA
  • Bruno Meneses Rodrigues
  • José Elyton Batista dos Santos

Palavras-chave:

Educação em saúde. Livro didático. Promoção da saúde. Determinantes sociais da saúde.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal analisar como o tema promoção da saúde é abordado nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram analisados os livros Ciências do 6º ao 9º ano de Demétrio Gowdak e Eduardo Martins, de 2015.  O método de investigação utilizado neste estudo foi à análise de conteúdo de Bardin, na qual foram selecionadas unidades de registro para identificação da presença dos seguintes condicionantes da promoção da saúde: Hábitos alimentares; Moradia e meio ambiente; Estilos de vida saudáveis. Constatou-se pela análise dos resultados que apenas o livro do 8º ano abordou esses condicionantes relacionando-os entre si. Mas de maneira geral, todos os quatro livros mantiveram o enfoque centrado em aspectos biológicos e fisiológicos no modelo biomédico da saúde, sem considerar os aspectos biopsicossociais dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe Secretaria Municipal de Educação de Paripiranga-BA

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES), Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (UNIVEN). Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista CAPES; Integrante do grupo de pesquisa CNPq - GPEMEC/UFS; Professor da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação de Paripiranga.

Bruno Meneses Rodrigues

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Direitos Infanto-juvenis no Ambiente Escolar (UFS). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Integrante do grupo de pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECULT)/UFS.

José Elyton Batista dos Santos

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos Alves, M. M., Rodrigues, B. M., & Santos, J. E. B. dos. (2018). A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8650

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas