A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação em saúde. Livro didático. Promoção da saúde. Determinantes sociais da saúde.Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal analisar como o tema promoção da saúde é abordado nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram analisados os livros Ciências do 6º ao 9º ano de Demétrio Gowdak e Eduardo Martins, de 2015. O método de investigação utilizado neste estudo foi à análise de conteúdo de Bardin, na qual foram selecionadas unidades de registro para identificação da presença dos seguintes condicionantes da promoção da saúde: Hábitos alimentares; Moradia e meio ambiente; Estilos de vida saudáveis. Constatou-se pela análise dos resultados que apenas o livro do 8º ano abordou esses condicionantes relacionando-os entre si. Mas de maneira geral, todos os quatro livros mantiveram o enfoque centrado em aspectos biológicos e fisiológicos no modelo biomédico da saúde, sem considerar os aspectos biopsicossociais dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.