O SISTEMA BRAILLE E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • José Paulo Santos Nunes Faculdade Maurício de Nassau
  • Kátia Regina Lopes Costa Faculdade Maurício de Nassau

Palavras-chave:

Educação dos cegos, Formação de professores, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como o objetivo principal analisar a importância do Braille para a inclusão de pessoas com deficiência visual significativa, a cegueira. Não tendo a pretensão de fechar conclusões sobre a formação do professor e seu processo formativo com relação a preparação para incluir a todos que estão em sala de aula, inclusive os deficientes visuais, mas de refletir sobre a importância deste conhecimento para o profesor da sala regular. Desta forma, podem exercer sua cidadania vivendo em sociedade, podendo estar no mercado de trabalho e conquistar o direito de estar em uma universidade, aprendendo e se qualificando. Este estudo foi realizado porque observa-se que na atualidade os docentes no seu processo de formação não estão tendo conhecimento deste importante instrumento para alfabetização dos deficientes visuais.

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Biografia do Autor

José Paulo Santos Nunes, Faculdade Maurício de Nassau

Pedagogo pela Faculdade Maurício de Nassau

Kátia Regina Lopes Costa, Faculdade Maurício de Nassau

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau. Pedagoga do Centro de Atendimento Educacional  Especializado João Cardoso Nascimento Júnior.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Nunes, J. P. S., & Costa, K. R. L. (2018). O SISTEMA BRAILLE E A FORMAÇÃO DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8643

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade