NÚMEROS BINÁRIOS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Números Binários. Praxeologia. Livros Didáticos de Matemática. Ensino Fundamental.Resumo
Objetiva-se analisar as organizações praxeológicas matemática e didática referentes ao estudo de números binários em uma coleção de livros didáticos de matemática do Brasil do Ensino Fundamental [12 a 16 anos] avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014). Primeiro se faz uma análise praxeológica matemática, em seguida se faz uma análise praxeológica didática. Praxeologia é utilizada como elemento teórico da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e também como ferramenta de análise. Identifica-se um tipo de tarefa, duas técnicas, nenhuma tecnologia e nenhuma teoria. Conclui-se que a coleção analisada é caracterizada como uma praxeologia pontual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.