EDUCADORAS IMIGRANTES EM MASSACHUSETTS (EUA): TRAJETÓRIA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES
Palavras-chave:
Trajetória profissional, Saberes e práticas docentes, Imigrantes.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos da trajetória de três educadoras imigrantes no estado de Massachusetts (EUA), a fim de identificar as contribuições advindas da inserção delas no sistema educacional, tendo em vista que esse contexto, no estado de Massachusetts, é profundamente marcado pelo fato de muitos imigrantes de diversas partes do mundo se instalarem nele, especialmente brasileiros, provocando questões de justiça e igualdade. Sendo de abordagem qualitativa, a pesquisa possibilitou perceber a importância de haver educadores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de imigrantes e filhos de imigrantes. Tem-se como referência para este trabalho os conceitos de representação (HALL, 2013), saberes docentes (TARDIF, 2014), sociedade e indivíduo (ELIAS, 1994) e abordagem biográfica (AMORIM, 2009).
Downloads
Referências
AMORIM, S. S. Trajetória de Alfredo Montes, 1848-1906: representações da configuração do trabalho docente no ensino secundário em Sergipe. São Cristóvão: Editora: UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2009.
CUNHA, M. T. S. Do exercício de biografar professoras: de Amélia a Zuleica. In: VIDAL, Diana Gonçalves; VICENTINI, Paulo Perin (orgs). Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, séculos XIX e XX). Belo Horizonte (MG): Fino Traço, 2019. p. 9-11.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ELIAS, N; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro; tradução do posfácio à edição alemã: Pedro Süssekind; apresentação e revisão técnica: Federico Neiburg. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
HALL, S. The work of representation. In: HALL, Stuart; EVANS, Jessica; NIXON, Sean. Representation. Second edition. Sage: Singapore; The Open University: United Kingdom, 2013. p. 1-56.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis: Volume 3, Números 3 e 4, 2005/2006. p.5-24.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. – Petrópolis, RJ: Editora: Vozes, 2014.
YANG, M. The American Dream: Immigration and Formation of Cultural Identity in the United States. Diálogos, 2020, v.24, n. 1, p. 178-201.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.