EDUCADORAS IMIGRANTES EM MASSACHUSETTS (EUA): TRAJETÓRIA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

Palavras-chave:

Trajetória profissional, Saberes e práticas docentes, Imigrantes.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos da trajetória de três educadoras imigrantes no estado de Massachusetts (EUA), a fim de identificar as contribuições advindas da inserção delas no sistema educacional, tendo em vista que esse contexto, no estado de Massachusetts, é profundamente marcado pelo fato de muitos imigrantes de diversas partes do mundo se instalarem nele, especialmente brasileiros, provocando questões de justiça e igualdade. Sendo de abordagem qualitativa, a pesquisa possibilitou perceber a importância de haver educadores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de imigrantes e filhos de imigrantes. Tem-se como referência para este trabalho os conceitos de representação (HALL, 2013), saberes docentes (TARDIF, 2014), sociedade e indivíduo (ELIAS, 1994) e abordagem biográfica (AMORIM, 2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilary Nayara de Oliveira Marques, Universidade Tiradentes

Graduanda em Letras Inglês.

Referências

AMORIM, S. S. Trajetória de Alfredo Montes, 1848-1906: representações da configuração do trabalho docente no ensino secundário em Sergipe. São Cristóvão: Editora: UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2009.

CUNHA, M. T. S. Do exercício de biografar professoras: de Amélia a Zuleica. In: VIDAL, Diana Gonçalves; VICENTINI, Paulo Perin (orgs). Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, séculos XIX e XX). Belo Horizonte (MG): Fino Traço, 2019. p. 9-11.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELIAS, N; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro; tradução do posfácio à edição alemã: Pedro Süssekind; apresentação e revisão técnica: Federico Neiburg. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

HALL, S. The work of representation. In: HALL, Stuart; EVANS, Jessica; NIXON, Sean. Representation. Second edition. Sage: Singapore; The Open University: United Kingdom, 2013. p. 1-56.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis: Volume 3, Números 3 e 4, 2005/2006. p.5-24.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. – Petrópolis, RJ: Editora: Vozes, 2014.

YANG, M. The American Dream: Immigration and Formation of Cultural Identity in the United States. Diálogos, 2020, v.24, n. 1, p. 178-201.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

de Oliveira Marques, H. N., & Amorim, S. S. (2021). EDUCADORAS IMIGRANTES EM MASSACHUSETTS (EUA): TRAJETÓRIA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15179

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)