O PAPEL DOS APLICATIVOS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS NA COMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Cibercultura, Ensino, Aprendizagem, Dispositivos móveis.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos aplicativos de mensagens instantâneas na complementação das práticas educacionais. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, baseada nas contribuições teóricas de Bruzzi (2016), Porto; Oliveira e Chagas (2017), Santaella (2003), Lemos (2020), entre outros estudiosos. O trabalho estruturou-se a partir da elaboração da pergunta: Qual o impacto do uso dos aplicativos de mensagens instantâneas na consolidação das práticas educativas? Os resultados revelam que embora os mais jovens sejam nativos digitais e configurem suas práticas cotidianas com artefatos culturais da Cibercultura, eles não possuem fluência digital voltada para a autoaprendizagem. Deste modo, torna-se imprescindível a figura do professor mediador, que nas metodologias adotadas articula as práticas culturais da Cibercultura para a promoção da aprendizagem, de maneira eficaz e relevante. As considerações finais apontam que é necessário olhar para totalidade dos fatos como uma oportunidade de crescimento intelectual e aproximação de mecanismos que favorecem a aprendizagem mútua.
Downloads
Referências
ALVES, André Luiz, PORTO, Cristiane de Magalhães, OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. Educação online mediada pelo WhatsApp. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 56, p. 164-185, jan./mar. 2018.
ALVES, André; MOTA, Marlton; TAVARES, Thiago. O Instagram no processo de engajamento das práticas educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Científica da FASETE, 2018.
ALVES, Elaine Jesus. FARIA, Denilda Caetano. Educação em tempos de pandemia: lições aprendidas e comparti lhadas. Revista Observatório, Vol. 6, n. 2, Abril-Junho. 2020. Disponível em htt ps://sistemas.uft .edu.br/periodicos/index.php/observatorio/arti cle/view/9475.
BRUZZI, Demerval Guilarducci. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475-483, 15 jul. 2016.
FAVA, Rui. (2014) Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Editora: Saraiva. Vol.1.
LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galaxia (Online), v. 404, n. Iii, p. 54–66, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/43970/31631.
LORENZO, Eder Maia. A Utilização das Redes Sociais na Educação: A Importância das Redes Sociais na Educação. 3 ed. São Paulo: Clube de Autores, 2013.126p.
MORAN, José Manuel. A integração das tecnologias na educação. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 89-90.
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e o Reencantamento do Mundo. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p.24-26.
PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre. Educação mediada pelo Whatsapp: ensinar e aprender por mensagens instantâneas. In: Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017, pp. 9-14. ISBN 978-85-232-2020-4. https://doi.org/10.7476/9788523220204.0001.
PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões. Editora Universitária Tiradentes. Aracaju/SE: EDUNIT, 2017.
PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Editus; Edufba, 2017.
SANZ, Ismael; SÁINZ, Jorge; CAPILLA, Ana. Efeitos da crise COVID na educação. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). 2020.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, Edméia. Pesquisa-formação na Cibercultura. Portugal: Whitebooks, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.