FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

Autores

  • Eduardo Soares da Costa Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ
  • Marcos Vinicius Reis Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Formação de Professores, Currículo, Sociedade

Resumo

Este artigo buscou refletir sobre a formação inicial docente a partir de inquietações suscitadas enquanto estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia que vivenciaram a dialética entre teoria e prática, através de experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola e junto aos debates teóricos-reflexivos nas aulas das disciplinas universitárias. Procurou investigar a formação do professor como agente reprodutor das expectativas das classes dominantes, tal como do mercado capitalista hegemônico. Tomou como aporte teórico-metodológico pressupostos da pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se especialmente dos estudos de Bourdieu. Conclui-se que para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico que fomenta a prática subsumida da violência simbólica precisamos pensar o currículo como espaço de luta de classes, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Soares da Costa, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ

Graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC)

Marcos Vinicius Reis Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Educação pelo PPGEdu (UERJ), especialista em EJA (IFRJ) e em Ciências Sociais (Colégio Pedro II), Licenciado em Pedagogia (ISERJ), membro dos grupos de pesquisa PPEJAT/UERJ (CNPQ) e EJA-CONSUPRA/IFRJ (CNPQ).

Referências

BAKHTIN, Mikhail apud PIRES, Vera Lucia. Dialogismo e alteridade ou a teoria da enunciação em Bakhtin.Organon, v. 16, n. 32-33, 2002. Disponível em http://www.seer.ufrgs.br/organon/article/view/29782. Acesso em: 22 jun. 2017.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Resolução. Brasília, DF: MEC-CNE/CP 1/2016. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 20 ago. 2016.

BRASIL. MEC.ESCOLA QUE PROTEGE: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes.2 ed. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escqprote_eletronico.pdf. Acesso em: 08 nov. 2017.

BRASIL. MEC/INEP. Provinha Brasil. Disponível em:http://inep.gov.br/provinha-brasil. Acesso em: 08 jul. 2017.

BRASIL. MEC/INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica– SAEB. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 08 jul. 2017.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, JeanClaude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. de ReynaldoBairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

LIBANEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores.Educação e Sociedade (CEDES), vol. 27, n. 96, out. 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf. Acesso em 21 nov. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação e profissionalização do educador frente aos novos desafios.Anais do VIII ENDIPE, Florianópolis, 1996. Disponível em http://endipe.pro.br/site/eventos-anteriores/. Acesso em: 08 nov. 2017.

SILVA; Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica: Belo Horizonte. 1999.

SASTRE, Edilberto. Panorama dos Estudos Sobre Violência nas Escolas no Brasil: 1980-2009. Brasília, DF: SECAD/MEC, 2009. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015503.pdf. Acesso em 08 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

da Costa, E. S., & Fernandes, M. V. R. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14911

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)