FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Palavras-chave:
Formação de Professores, Currículo, SociedadeResumo
Este artigo buscou refletir sobre a formação inicial docente a partir de inquietações suscitadas enquanto estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia que vivenciaram a dialética entre teoria e prática, através de experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola e junto aos debates teóricos-reflexivos nas aulas das disciplinas universitárias. Procurou investigar a formação do professor como agente reprodutor das expectativas das classes dominantes, tal como do mercado capitalista hegemônico. Tomou como aporte teórico-metodológico pressupostos da pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se especialmente dos estudos de Bourdieu. Conclui-se que para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico que fomenta a prática subsumida da violência simbólica precisamos pensar o currículo como espaço de luta de classes, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.
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