A PESQUISA COMO PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
experiência de professores em Maruim/SE
Resumo
Este texto destaca a importância da pesquisa e da curiosidade no processo de ensino-aprendizagem. Ressalta que o papel do professor é mobilizar a curiosidade dos estudantes, integrando-a às práticas pedagógicas para promover uma compreensão mais significativa dos conteúdos. A pesquisa é apresentada como uma estratégia ativa que contribui para a construção do conhecimento crítico e cidadão, indo além da simples reprodução de informações. Além disso, enfatiza a necessidade de uma formação docente baseada em situações concretas e problemas reais da escola, estimulando a reflexão e a investigação. Essa abordagem favorece uma educação democrática, participativa e voltada para a transformação social, na qual o professor atua como mediador e facilitador do aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.