A PESQUISA COMO PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

experiência de professores em Maruim/SE

Authors

  • Marta Meline Sobrinho UNIT
  • Maria Amelia Silva Santos UNIT

Abstract

 

 Este texto destaca a importância da pesquisa e da curiosidade no processo de ensino-aprendizagem. Ressalta que o papel do professor é mobilizar a curiosidade dos estudantes, integrando-a às práticas pedagógicas para promover uma compreensão mais significativa dos conteúdos. A pesquisa é apresentada como uma estratégia ativa que contribui para a construção do conhecimento crítico e cidadão, indo além da simples reprodução de informações. Além disso, enfatiza a necessidade de uma formação docente baseada em situações concretas e problemas reais da escola, estimulando a reflexão e a investigação. Essa abordagem favorece uma educação democrática, participativa e voltada para a transformação social, na qual o professor atua como mediador e facilitador do aprendizado. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-11-01

How to Cite

Sobrinho, M. M., & Silva Santos, M. A. (2025). A PESQUISA COMO PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: experiência de professores em Maruim/SE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17171

Issue

Section

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias