SEMIÓTICA DAS CORES NO LÍVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Resumo

As cores dão vida ao universo, o preenche de significado e dão forma aos elementos presentes no nosso cotidiano fora e dentro dos ambientes educacionais. Não há cor desprovida de significado. Junta-se a isso, a crítica discente voltada a aparência visual do instrumento de ensino-aprendizagem e guia pedagógico utilizado por alunos e docentes (o livro didático) que suscitou o questionamento: Os livros didáticos têm-se utilizado da semiótica visual para chamar atenção, fazer-se ser desejado (lido) e adequa-se ao público a que se destina? Para responder este questionamento, este artigo tem o objetivo de analisar as capas de 2 Livros didáticos dos 6º anos do ensino fundamental: “Conexão e Uso” e “Geração Alpha” como dispositivos semióticos possuidores de significados e intenções. Através da pesquisa bibliográfica de natureza quantitativa, auferimos que não há uma preocupação em chamar atenção, conquistar leitores, fazer-se ser desejado, apreciado e admirado esteticamente; não se adequam as leis psicológicas e de organização/representação visual das cores e, ignoram suas capacidades sensoriais e os conhecimentos semióticos comprovados.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Cruz, M. A. D., Nunes Linhares, R., dos Santos Andrade, L. R., & Monteiro de Castro, R. (2025). SEMIÓTICA DAS CORES NO LÍVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17121

Edição

Seção

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias