SEMIÓTICA DAS CORES NO LÍVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumen
As cores dão vida ao universo, o preenche de significado e dão forma aos elementos presentes no nosso cotidiano fora e dentro dos ambientes educacionais. Não há cor desprovida de significado. Junta-se a isso, a crítica discente voltada a aparência visual do instrumento de ensino-aprendizagem e guia pedagógico utilizado por alunos e docentes (o livro didático) que suscitou o questionamento: Os livros didáticos têm-se utilizado da semiótica visual para chamar atenção, fazer-se ser desejado (lido) e adequa-se ao público a que se destina? Para responder este questionamento, este artigo tem o objetivo de analisar as capas de 2 Livros didáticos dos 6º anos do ensino fundamental: “Conexão e Uso” e “Geração Alpha” como dispositivos semióticos possuidores de significados e intenções. Através da pesquisa bibliográfica de natureza quantitativa, auferimos que não há uma preocupação em chamar atenção, conquistar leitores, fazer-se ser desejado, apreciado e admirado esteticamente; não se adequam as leis psicológicas e de organização/representação visual das cores e, ignoram suas capacidades sensoriais e os conhecimentos semióticos comprovados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.