ENTRE O FEED E A LOUSA: UMA ANÁLISE DAS SUBJETIVIDADES DOCENTES NA ERA DA CIBERCULTURA

Autores

  • Nathaly Maria dos Santos Unit
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes

Resumo

O presente ensaio teórico analisa os impactos da cultura digital nas subjetividades docentes, a partir de uma revisão bibliográfica fundamentada nos trabalhos de André Lemos, Byung-Chul Han e Anna Bentes. Parte-se da compreensão de que a docência, no contexto da cibercultura, está sendo cada vez mais condicionada por lógicas de visibilidade, produção contínua e performance, atravessando as fronteiras entre o profissional e o pessoal. Estimulados por instituições e pelas exigências contemporâneas de modernização e engajamento, os professores passam a configurar-se como sujeitos “instagramáveis”, tensionados entre a demanda por presença digital e a manutenção de sua autoridade pedagógica. O texto discute os impactos desse processo na vida profissional e emocional dos docentes, incluindo o cansaço, a perda de privacidade e a pressão constante por atualização estética e comunicacional. Em vez de fortalecer a prática docente, tal dinâmica muitas vezes conduz ao enfraquecimento da autonomia e à diluição da identidade profissional. Conclui-se com a proposta de uma agenda crítica de pesquisa que explore alternativas à lógica da mercantilização da docência, bem como estratégias de cuidado e resistência.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Santos, N. M. dos, & Nascimento, E. F. V.-B. C. do. (2025). ENTRE O FEED E A LOUSA: UMA ANÁLISE DAS SUBJETIVIDADES DOCENTES NA ERA DA CIBERCULTURA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17119

Edição

Seção

GT 09 - Educomunicação e Práticas Sociais e Tecnológicas