ENTRE O FEED E A LOUSA: UMA ANÁLISE DAS SUBJETIVIDADES DOCENTES NA ERA DA CIBERCULTURA
Abstract
O presente ensaio teórico analisa os impactos da cultura digital nas subjetividades docentes, a partir de uma revisão bibliográfica fundamentada nos trabalhos de André Lemos, Byung-Chul Han e Anna Bentes. Parte-se da compreensão de que a docência, no contexto da cibercultura, está sendo cada vez mais condicionada por lógicas de visibilidade, produção contínua e performance, atravessando as fronteiras entre o profissional e o pessoal. Estimulados por instituições e pelas exigências contemporâneas de modernização e engajamento, os professores passam a configurar-se como sujeitos “instagramáveis”, tensionados entre a demanda por presença digital e a manutenção de sua autoridade pedagógica. O texto discute os impactos desse processo na vida profissional e emocional dos docentes, incluindo o cansaço, a perda de privacidade e a pressão constante por atualização estética e comunicacional. Em vez de fortalecer a prática docente, tal dinâmica muitas vezes conduz ao enfraquecimento da autonomia e à diluição da identidade profissional. Conclui-se com a proposta de uma agenda crítica de pesquisa que explore alternativas à lógica da mercantilização da docência, bem como estratégias de cuidado e resistência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.