A ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA SOCIEDADE AGRÁRIA
Resumo
Os Institutos Federais são instituições centenárias que passaram por vários nomes e orientações de ensino visando o mundo do trabalho. A sua primeira configuração foi como Escola de Aprendizes Artífices-EAA. Fundada em 1909, as EAA podem ser consideradas como uma política pública de industrialização da recém instaurada república brasileira. Este artigo tem como objetivo rememorar o contexto histórico em que as Escolas de Aprendizes Artífices foram criadas e se desenvolveram. Para tal, serão analisadas as intencionalidades sociais, econômicas e educacionais dos documentos legais que as sustentavam. Os aportes teóricos para esse estudo são Saviani (2007) e Frigotto (2001). Trata-se de um artigo bibliográfico. Conclui-se que na sua origem, os Institutos Federais ainda não compreendiam a educação como um locus de formação omnilateral e politécnica, o que ajuda a explicar algumas incongruências entre a teoria e a prática sob o viés da Educação Profissional e Tecnológica.
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