A ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA SOCIEDADE AGRÁRIA

Autores/as

  • Daniele Almeida IFS/UNIT
  • Adeline Araújo Carneiro IFS
  • Simone Silveira Amorim UNIT

Resumen

Os Institutos Federais são instituições centenárias que passaram por vários nomes e orientações de ensino visando o mundo do trabalho. A sua primeira configuração foi como Escola de Aprendizes Artífices-EAA. Fundada em 1909, as EAA podem ser consideradas como uma política pública de industrialização da recém instaurada república brasileira. Este artigo tem como objetivo rememorar o contexto histórico em que as Escolas de Aprendizes Artífices foram criadas e se desenvolveram. Para tal, serão analisadas as intencionalidades sociais, econômicas e educacionais dos documentos legais que as sustentavam. Os aportes teóricos para esse estudo são Saviani (2007) e Frigotto (2001). Trata-se de um artigo bibliográfico. Conclui-se que na sua origem, os Institutos Federais ainda não compreendiam a educação como um locus de formação omnilateral e politécnica, o que ajuda a explicar algumas incongruências entre a teoria e a prática sob o viés da Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Almeida, D., Araújo Carneiro, A., & Silveira Amorim, S. (2025). A ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA SOCIEDADE AGRÁRIA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17118

Número

Sección

GT 11 - Políticas Públicas em Educação e Comunicação