EDUCAÇÃO ESTÉTICA E SENSIBILIDADE PEDAGÓGICA:

ENTRELAÇAMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Resumo

Este artigo resulta de reflexões sobre a articulação entre educação estética e sensibilidade pedagógica na formação docente. Parte-se da compreensão de que a educação estética na formação docente, ao mobilizar o corpo, a percepção e a imaginação, potencializa processos de autoconhecimento e reflexão crítica, favorecendo o desenvolvimento de uma sensibilidade pedagógica refinada. Essa sensibilidade é entendida como a capacidade do/da educador/a de reconhecer e avaliar, de forma consciente, suas emoções, crenças e valores, atribuindo sentido à própria prática docente. Com base em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, este estudo discute de que maneira a educação estética contribui para a constituição de práticas pedagógicas reflexivas, éticas e humanizadoras. Os achados indicam que a estética na formação de professoras/es da educação básica não deve ser um complemento, mas uma dimensão, capaz de potencializar o olhar da docência para além da técnica e do conteúdo. Ao valorizar a sensibilidade e as experiências no processo formativo, contribui-se para a construção de uma educação inclusiva, afetiva e atenta às realidades plurais das/os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozevania Valadares de Meneses César, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (UNIT). Atua na área de educação básica e ensino médio.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

César, R. V. de M., Santos, S. V. C. de A., Nascimento, M. B. da C., & Machado, M. A. de C. (2025). EDUCAÇÃO ESTÉTICA E SENSIBILIDADE PEDAGÓGICA: : ENTRELAÇAMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17108

Edição

Seção

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias